6 passos simples para evitar a falência do seu pet shop

  •  
  •  
  • 11
  •  
  •  
  •  
  •  

O mercado de Pet Shop é um dos mais promissores do Brasil, o principal motivo é que os animais de estimação são considerados como membros da família. Hoje é possível encontrar mais de 40 mil estabelecimentos espalhados pelo país e para se manter em um mercado tão competitivo é preciso possuir diferenciais e muita qualificação, caso contrário a falência é o caminho mais certeiro.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas em conjunto com o Sebrae, apontou que um terço de todos os negócios abertos no Brasil fecham as portas em até dois anos. Por isso, é preciso muito trabalho e dedicação para ficar fora dessas estatísticas.

 

A seguir, confira as dicas que preparamos para você manter a falência longe de seu Pet Shop.

1.Tenha sempre um bom plano de negócios

Com um bom plano de negócios você consegue organizar as ideias e planejar o percurso.

Tenha anotado todos os dados sobre o mercado, concorrência, estratégias de venda e divulgação, os pontos fortes e fracos do negócio, os possíveis clientes, fornecedores, concorrentes, as possibilidades de lucro entre outros.

É preciso analisar o mercado constantemente, e entender o que os clientes querem e precisam para obter sucesso nos negócios.

2.Faça o controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um documento muito importante para o empreendedor, pois serve para notificar sobre todos os valores que entram e saem da empresa.

Para garantir sua eficiência, todas as receitas e despesas devem ser registradas. Além disso, os relatórios devem ser frequentes.

Como os dados em mãos, é essencial calcular todos os gastos fixos e criar uma boa reserva para eventuais problemas. Com este fundo reservado você consegue sobreviver até mesmo no período de crise.

3.Corte Gastos

Faça um levantamento de todas suas despesas e identifique se existem gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos. Comece economizando água, luz e procurando um plano de telefone mais barato. Evite também usar descartáveis para servir café e água, assim você ajuda o Meio Ambiente e ainda consegue economizar um bom dinheiro.

4.Estabeleça Metas

Uma boa empresa precisa de planos e metas a curto, médio e longo prazo. Ao longo do caminho é preciso um bom gerenciamento para garantir que as metas estabelecidas sejam alcançadas com sucesso.

5.Identifique seus erros

Procure entender o que realmente não está dando certo em sua empresa antes de buscar uma solução. O ideal é analisar todos os setores e serviços como compra e venda, ou mesmo as falhas de gestão, para garantir que nenhum erro persista. Conversar com seus clientes e funcionários pode ajudar muito.

6. Aprenda com os erros

Refletir sobre os erros é fundamental para tirar boas lições e não repetir o que levou ao insucesso da primeira vez.

Permita que os seus erros, e os de outros, se transformem em oportunidades de aprendizado e crescimento para seu Pet Shop.

Agora que você sabe algumas medidas para evitar a falência do seu pet shop, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as opções de cursos que oferecemos. Evite a falência de seu negócio: Basta acessar nossa página!

 

Artigos Relacionados